Camisinhas são barreiras para o controle de natalidade e proteção contra DSTs, elas estão disponíveis para homens e mulheres. A camisinha feminina se encaixa dentro da vagina e a masculina cobre inteiramente o pênis.
As camisinhas femininas têm muitas vantagens para as mulheres, mas ainda não é o meio de contracepção preferido. Isso porque certas desvantagens do uso da camisinha feminina são muito sérias. Você precisa pesar os prós e os contras antes de escolher seu meio de contracepção.
Preço
O preço de uma camisinha feminina é maior do que a masculina. Isso deve-se primariamente ao uso de mais material para fabricar a camisinha feminina.
Alta taxa de fracasso
Há uma alta taxa de fracasso na camisinha feminina comparada com a masculina. É preciso ajustá-la constantemente durante o ato sexual. Você precisa usar um segundo tipo de contracepção para aumentar a eficácia dela. Estes métodos de contracepção incluem espermicidas, diafragmas ou a retirada antes da ejaculação.
Interferência na sensação sexual
A camisinha feminina interfere no prazer sexual praticamente do mesmo jeito que a camisinha masculina. Além disso, os homens acham mais difícil se acostumar com essa forma de dispositivo de contracepção ou sexo seguro. Todos estes fatores contribuem para a interferência na sensação sexual.
Disponibilidade
Pode ser difícil conseguir a camisinha feminina facilmente. Nem todas as farmácias vendem. Provavelmente terá que comprá-la em uma loja online.
Eficácia
Ambas as camisinhas promovem proteção eficaz contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e gravidez indesejada.
Uso pouco conhecido
A maioria das mulheres não está tão familiarizada com o uso da camisinha feminina como os homens estão com as suas. Além disso, o calor do momento pode tomar conta delas. É muito importante que as mulheres façam esforços conscientes para aprender a usar a camisinha feminina antes de experimentar diretamente no sexo.
Aparência
A aparência da camisinha feminina é um desestimulador grande para algumas pessoas. O anel grande de plástico que fica pendurado para fora da vagina ou do ânus não é o que homens e mulheres querem, quando excitados para o sexo. O tamanho da camisinha feminina é outro problema. Torna-se difícil para as pessoas esconderem e carrega-las por aí.
Inserção
Uma das maiores desvantagens do uso das camisinhas femininas é que você precisa inserí-la na vagina. Mulheres normalmente não têm consciência da sua anatomia para conseguir a inserção. Para elas, pode ser bem desafiador inserir e fixar a camisinha em sua vagina. Além do mais, há sempre o risco da camisinha escorregar para dentro da vagina. Isso pode ser bem desconfortável.
Lubrificantes
Com a camisinha feminina, você pode usar lubrificante à base de óleo ou de água. Se você estiver usando camisinha masculina de borracha, então só lubrificantes à base de água podem ser usados. Entretanto, se a camisinha é feita de poliuretano ou intestino de carneiro, você pode usar qualquer tipo de lubrificante de forma segura.
Uso
Camisinhas masculinas são colocadas antes do ato sexual. Camisinhas femininas podem ser inseridas oito horas antes do sexo.
Conforto
“Conforto” e “camisinha” são antônimos para os homens. Algumas pessoas reclamam que é difícil inserir a camisinha feminina, especialmente a borda interna dela. Algumas a criticam pelo fato de que ela se move durante o ato e isso distrai. A camisinha masculina, ao contrário, se ajusta bem ao redor do pênis e fica no seu lugar durante o sexo. Se você não está usando o tamanho correto, então ela pode sair ou arrebentar.
As camisinhas masculinas têm um anel apertado em uma das pontas para segurá-las ao pênis. Os anéis no fim das camisinhas femininas são para evitar que elas escorreguem para dentro do orifício.
As camisinha femininas são feitas de poliuretano. Entretanto, algumas empresas também usam nitrila. As camisinhas masculinas, por sua vez, são feitas de vários materiais como látex, poliuretano e intestino de carneiro.
Algumas pessoas reclamam que a camisinha feminina faz barulho durante o sexo. Entretanto, esse problema pode ser evitado usando lubrificantes extras.
Ambas têm suas quotas de coisas boas e ruins. Algumas pessoas adoram usar a camisinha masculina enquanto outras a odeiam, o mesmo pode-se dizer das camisinhas femininas. É questão de necessidades e preferências.
Comprando camisinhas femininas
As camisinhas femininas são folgadas, finas e de poliuretano flexível. Assim como as masculinas, são usadas para prevenir a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. A camisinha feminina é estruturada de maneira que a parte final dela cobre o cérvix e não deixa que o esperma saia da camisinha. Quando for comprar uma, dê uma olhada nessas dicas de compra.
O que procurar
A primeira coisa a fazer antes de sair para comprar uma camisinha feminina é pesquisar as marcas e toda informação que possa ser necessária antes de visitar a farmácia.
- Descubra se você tem alergia a camisinhas. Uma alergia comum que pessoas têm ao usar camisinhas é alergia ao látex. Se você é alérgica a látex, compre uma camisinha que seja feita de poliuretano.
- Cheque o rótulo da embalagem da camisinha para saber quando ela vence. Camisinhas tendem a perder sua eficácia com o tempo mesmo quando não foram usadas.
- Quando comprar a camisinha, observe onde elas estão armazenadas.
- Camisinhas femininas podem ser compradas em farmácias ou online, mesmo sem prescrição. Se você precisa de lubrificante extra, então use lubrificantes à base de óleo ou água, pois não afetam a eficácia da camisinha.
Armadilhas das camisinhas femininas
- Uma camisinha masculina nunca deve ser usada ao mesmo tempo que a camisinha feminina. Fazer isso pode levar à fricção entre as duas e assim prejudicar a eficácia de ambas.
- Apesar de não haver efeitos colaterais físicos do uso da camisinha feminina, pode haver a chance dela se romper ou se deslocar durante o ato sexual, o que pode a tornar ineficaz.
- O tamanho da camisinha feminina é maior do que a masculina e isso pode desestimular você e seu parceiro.
- Se o pênis não for guiado para dentro da vagina com cuidado, ele pode, ao invés de entrar na camisinha, escorregar entre a ela e a parede vaginal, ameaçando a integridade da camisinha.
É da maior importância escolher uma camisinha que seja segura e, portanto, ideal para proteger contra a gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis. As camisinhas não são unicamente uma ferramenta de controle de contracepção, mas um acessório popular para a liberdade durante o ato sexual. Quando comprar camisinhas femininas, certifique-se de ter checado sua eficácia ao checar a data de validade e o material usado.
Quão eficaz é a camisinha feminina?
A camisinha feminina é vestida dentro da vagina onde a extremidade fechada cobre o colo do útero, e a outra ponta do tubo fica do lado de fora da vagina. Camisinhas femininas podem ser usadas de forma segura por qualquer mulher que use absorvente interno.
A eficácia do método contraceptivo é a preocupação principal das pessoas, e as camisinhas femininas não são exceção. Como qualquer outro método de contracepção, elas funcionam melhor quando usadas corretamente. A taxa de insucesso da camisinha feminina é de 5% quando usada da forma correta. Por outro lado, se não usada de forma correta, 21 entre 100 mulheres aumentam as chances de engravidar.
- Camisinhas femininas são o único dispositivo contraceptivo feminino que promovem proteção contra doenças sexualmente transmissíveis e gravidez. A melhor parte é que a camisinha feminina não tem efeitos colaterais ou riscos à saúde. Além disso, ela é menos provável de romper ou de causar reações alérgicas.
- Elas promovem proteção eficaz contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e gravidez indesejada. Quando usadas de forma correta, as camisinhas femininas têm eficácia de 79% a 95%.
- Ela previne contra a transmissão de fluídos corporais como sêmen e sangue. A eficácia dos contraceptivos femininos pode aumentar com o uso do espermicida. Ele não pode ser em forma de gel, espuma ou creme. Quando usar o espermicida, certifique-se de que não contém nonoxinol-9, pois pode causar irritação.
O programa de prevenção de HIV/AIDS das Nações Unidas está trabalhando para aumentar a disponibilidade das camisinhas femininas de forma global.
By: Crazy Bunny